"Têm que colocar o vosso comentário ao curso de DFL. O que aprenderam, o que não gostaram, o que têm a criticar (não se aceita a crítica - temos muitos trabalhos- a escola devia...) os comentários têm só de se centrar apenas em DFL."
Fica aqui aberto a post para colocação de comentários à cadeira de DFL!
15 comentários:
Bem vou ter que comentar... na minha perspectiva não é uma critica, mas acho que os gajos do som tambem deviam ter direito de estar na ficha técnica =)
Quanto ao resto gostei da equipa com quem "trabalhei" na cadeira de DFL.
Abraço
Ricardo Augusto
Olá,
Nesta cadeira aprendi bastantes coisas tanto na parte de imagem como em som. Mas como a minha função foi a de ser o perchista nesta equipa de trabalho, é óbvio que aprendi mais sobre o som que se faz em Cinema. A minha critica vai mesmo nesse sentido de que deveriamos ter rodado mais em todas as funções que existem numa produção cinematográfica. Contudo gostei muito da experiência. Um abraço para todos
Sérgio Oliveira
Aqui segue o comentário relativamente a DFL.
Não foi uma cadeira muito nova em termos de matéria leccionada, mas mais uma continuação do módulo de OCV II do ano passado. No entanto desta vez passamos pelo processo completo de criação de um filme desde o guião, produção, rodagem e agora na última fase pós-produção. Foi uma cadeira em que deu para cada pessoa descobrir qual a área que possa sentir-se mais a vontade em trabalhar. A nível pessoal gostei da experiência de 1º assistente de realização mesmo com a pressão toda que caiu para cima de mim mas é um pressão que faz parte do trabalho. Isto faz nos melhores e mais preparados para o futuro.
Cumprimentos,
Pedro Graça
DFL foi uma cadeira em que deu para experienciar todo o processo de criação de um filme. Como escrevi o guião (em parceria com Francisco Campos e Henrique Bagulho), deu para experenciar o início de todo este processo em especial na altura em que se escreveu o guião e o seu respectivo debate em aula. Durante a rodagem estive no Departamento Artístico que também foi uma experiência muito positiva pois constatei que é essencial o Dept. Art. trabalhar em conjunto com o DF para que o filme tenha o look pretendido. Assim sendo, DFL foi uma cadeira bastante produtiva e interessante, onde todos aprendemos coisas novas.
Abraço
Ivo Silva
Esta cadeira na minha opinião serviu para ganhar "calo" e preparar nos para o que se aproxima. Foi muito bom errar mos e aprender mos com isso, porque a seguir é a sério e não temos um prof Tony Costa para nos dar na cabeça. Gostei bastante de trabalhar com esta equipa até porque houve pessoas com quem nunca tinha trabalhado e no fim tudo foi positivo a meu ver.
Um agradecimento ao Prof Tony pela paciência e dedicação que continua a demonstrar pelos vários alunos que lhe aparecem à frente.
Nesta cadeira posso dizer que aprendi várias coisas, em várias áreas não só em produção.
Um abraço a todos.
enso que á semelhança da cadeira de OCV 2, conseguimos com a prática, aprender aspectos importantes para a criação de uma curta...uma mais valia para as curtas finais que se avizinham. De facto foi muito importante perceber que as hierarquias são muito importantes, e são, uma maneira de nos respeitarmos e de o trabalho fluir. Penso que um dos únicos aspectos negativos que eu achei desta cadeira, foi o facto de, no meu caso pessoal não ter adquirido mais "estaleca" na fotografia, contudo adquiri um pouco mais observando e trabalhando na iluminação dos spots de Apm, monitorizados pelo Toni. Há que ver que o pessoal já não é tão "piço" como era antes de DFL. Adorei a experiência, a equipa e a rodagem, nos bons e maus momentos. Parabéns ao xico campos e ao bagulho pelo guião.
Apesar de, no início estar tudo um pouco disperso, aos poucos foi-se conseguindo criar uma ideia daquilo que era desejado. Acho que, com as coisas boas e menos boas, deu para aprender em todos os aspectos. Aspectos a que passei a dar mais atenção com a rodagem desta curta.
A única coisa que gostaria e para a qual acho que se deveria ter dispensado um pouco de tempo, era na questão da fotografia. Podíamos ter explorado um pouco mais, embora eu tenha noção de que o tempo não era muito. De resto, como tudo o que viemos a aprender durante estes anos, acho que foi mais uma cadeira em que deu para errar, aprender e, futuramente, corrigir. E também para decidirmos, ou pelo menos ficarmos mais certos, daquilo de que gostamos e não gostamos e do que queremos ou não seguir. Portanto, posso dizer que foi globalmente positivo. Conseguimos realizar aquilo a que nos tínhamos proposto.
Marta Hipólito
DFL foi uma cadeira em que deu para experienciar todo o processo de criação de um filme. Como escrevi o guião (em parceria com Francisco Campos e Henrique Bagulho), deu para experenciar o início de todo este processo em especial na altura em que se escreveu o guião e o seu respectivo debate em aula. Contudo, o debate foi algo confuso e até mau para os que escreveram pois era cada colega a puxar para seu lado e a mudar a história conforme lhe dava mais jeito (a nível técnico) e não se pode agradar a gregos e a troianos e o trabalho dos colegas deve ser respeitado. Durante a rodagem estive no Departamento Artístico que também foi uma experiência muito positiva pois constatei que é essencial o Dept. Art. trabalhar em conjunto com o DF para que o filme tenha o look pretendido apesar de não ter havido muito contacto entre os dois sectores oq eu nunca deve acontecer! Assim sendo, DFL foi uma cadeira bastante produtiva e interessante, onde todos aprendemos coisas novas.
Abraço
Ivo Silva
Boas
Penso que como já foi dito por alguns colegas esta cadeira veio (pelo menos a mim) dar uma noção geral de todos os processos relacionados com a pré-produção/rodagem de um filme. Foi bastante positivo ver uma ideia de uma curta ser concretizada em guião e posteriormente produzida.
Deu para experimentar uma area que nunca me chamou muito a atenção, mas que é essencial para os filmes a produção.
Abraços,
Ricardo Marcelo
Tendo em conta a minha experiência na realização da cadeira de DFL, esta acaba por ser um cadeira importante para aprender e experimentar, servindo em parte de preparaçao para as curtas finais. De salientar que é das poucas cadeiras em que o desenvolvimento do trabalho é acompanhado quase por inteiro por um professor, permitindo aos alunos serem corrigidos e levantarem questões no momento e num espaço adequado para tal. Acho que faltam mais cadeiras que trabalhem num sistema similar, ou seja, com mais acompanhamento e apoio por parte de quem ensina.
Cumprimentos, Paulo Pombo
A experiência da cadeira foi bastante positiva. Apesar de ter "caído de para quedas" quase a meio do projectos, a integração foi boa e o trabalho também. A rodagem, apesar de cada um ter a sua função especifica, existiu uma entreajuda que permitiu aprender mais sobre a produção no seu todo. Foi um exercício para nos ajudar a ganhar mais experiência na área.
Lídia Bezerra
Rodagens são sempre boas nem que seja para aprendermos o que não devemos fazer. E ao ficar encarregue da Pós-Produção tive o enorme prazer de ter de resolver todos os problemas que não foram detectados na pré produção e rodagem seja por um elemento, seja por todo um sector ou mesmo toda a equipa. Acho que a NOSSA grande falha foi o termos encarado isto como "a cena para DFL" e não como uma oportunidade para fazermos uma curta-metragem. Com ou sem limitações, quando há vontade as coisas acontecem.
Para finalizar, espero que da próxima vez que trabalhar com um guião destes mesmos autores haja mais personagens femininas na flôr da idade. AHAHAH
Cumprimentos a toda a equipa e vêmo-nos no Festival de Cannos.
Luís Lobo
Esqueci-me de referir que não se deve julgar a credibilidade das pessoas pelos nomes que estas têm quando comentam blogs.
Light Kisses and Embraces.
Hey amigos!
Gostei como sempre, produzir uma curta-metragem de raiz. Escrevi em conjunto com o Ivo e o Francisco o guião do "Ultimo Acto". Achei que as primeiras aulas de discussão em torno do guião foram boas, foi uma boa maneira de melhorar a escrita. Não agradamos todos os gostos da equipa mas isso é como tudo na vida. Gostos não se discutem!
Também fui assistente no Art Department. Foi uma experiência nova mas interessante. Embora esteja mais virado para a escrita e realização, também gostei e gosto de arte e design, criação de espaços, ect.
Tive pena de não ter dado mais tempo e atenção a este projecto, dei aquilo que pude. Mais uma vez tive muito gosto em gravar a 16mm e de trabalhar com pessoas porreiras e claro, de ter como professor o senhor Tony Costa!
Abraço,
Henrique Bagulho
Boas...
Como comentario nao queria deixar de dizer que o pessoal esta mais empenhado embora os varios cargos ainda confundam muitas pessoas.
O Ambiente que se vive na cadeira é contagiante e motiva qualquer um que queira aprender.
Mais DFl houvesse, devia haver varios DFL´s. Os problemas com o som espero que sejam resolvidos antes das tais rodagens.
Parabens ao Lobo pelo trabalho e pelo esforço final que mostrou nestes ultimos dias de trabalho excessivo.
Miguel Serra "o relvas"
Enviar um comentário